SETOR AUTOMOTIVO AVANÇA NA DIGITALIZAÇÃO DAS VENDAS

18 de janeiro de 2023 às 08:27

Aurélio Araújo, diretor de Operações e Sucesso do Cliente da C7
Foto: Aurélio Araújo, diretor de Operações e Sucesso do Cliente da C7

Até bem pouco tempo, ao decidir comprar um carro, a pessoa visitava uma concessionária e ali poderia conhecer o veículo, conversar com o vendedor, tirar dúvidas e fazer um teste drive. Para uma negociação melhor, era necessário visitar várias lojas antes de concluir a compra. Agora, o consumidor pode visitar um site de uma marca ou loja, ver o carro internamente e realizar um “passeio”, onde pode conhecer todo o veículo por meio de visitas virtuais. Ali também ele tira dúvidas, tem todas as informações técnicas e pode deixar seus dados para que um vendedor entre em contato e, assim, realizar a compra. A ida à loja ocorre somente no momento de fechar o negócio.

A pandemia de Covid-19 mudou a dinâmica do comércio. Com isso, os empresários precisaram investir muito mais em marketing digital para alcançar o consumidor, em especial nos períodos de lockdown. A jornada de compra começa no Google, quando o consumidor digita o que deseja em um carro. Ao visitar páginas de concessionárias o consumidor é logo identificado pelos algoritmos e pronto! Ali já começa a receber anúncios de veículos na sua rede social. Esse comprador, ao deixar seus dados em um site de concessionária, recebe o contato do vendedor que inicia a negociação. Os dados recebidos pelas lojas de veículos são chamados de “leads”.

O gerente de CRM do Grupo Urca, Edcarlos Martins, conta que mais de 30% das pessoas que deixam seus contatos no site das lojas efetivam suas compras. “Com a digitalização do consumidor nos últimos anos, acelerada pela pandemia, a busca por nossos produtos e serviços vem aumentando de forma sólida e constante na internet. O consumidor começa sua busca na internet, se você não estiver presente neste ambiente já começa perdendo a guerra”, destaca o gerente que revela um aumento de 24% nas vendas com o trabalho de marketing digital.

O diretor de Operações e Sucesso do Cliente da C7, empresa de Brasília especializada em marketing digital automotivo, Aurélio Araújo, explica que em até 90 dias de contato, 30% das pessoas que deixaram o cadastro vão comprar um veículo, comprovando a importância da estratégia para o setor. “O aumento da pesquisa por carros pela internet no Brasil é uma tendência que veio para ficar, graças à facilidade de pesquisa e a comparação de opções, bem como à popularização das compras online”, ressalta.

Para 2023, Aurélio Araújo explica que a expectativa é que a C7 gerencie mais de R$ 15 milhões em anúncios para mais de 500 pontos de vendas pelo Brasil. “Estamos otimistas já que as intenções de compra de carros aumentaram em 2022 e este ritmo deve aumentar neste ano que inicia”.

O que é o marketing digital automotivo
O marketing digital automotivo é a utilização de estratégias de marketing na internet para promover produtos e serviços relacionados ao setor automotivo. Isso inclui veículos novos e usados, peças e acessórios, serviços de manutenção e reparação, entre outros.

Alguns conceitos importantes no marketing digital automotivo são:

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